Sabotadores Emocionais X Emagrecimento

18/11/2019 2 min de leitura

Como nossas emoções podem influenciar em nosso processo de emagrecimento?

Se você está acima do peso ou conhece alguém que esteja, saiba que um dos principais motivos que desencadeiam essa desregulação de peso são as EMOÇÕES. Tristeza, raiva, ansiedade, frustração, enfim, qualquer que seja o sentimento, ele poderá ser responsável por acionar gatilhos em seu cérebro. A partir disso, seu sistema vai buscar alívio, prazer ou recompensa, fazendo-o pensar em comida sempre que estes sentimentos aparecerem.

E não, não procuramos por comida apenas quando somos tomados por sentimentos ruins, pelo contrário, quando queremos comemorar o aniversário de alguém querido, uma data importante no relacionamento ou simplesmente colocar o papo em dia com amigos, sempre haverá comida em volta. Ou seja, a comida sempre parece ser um excelente motivo de socialização e de celebração de bons momentos.

E isso é necessariamente ruim? Não mesmo! Não se trata de uma emoção desconfortável, mas sim de uma reação que tem como objetivo aumentar a dopamina – neurotransmissor do prazer – e gerar euforia. Afinal, quem não gosta de estar perto de amigos, comemorar uma aprovação  em um concurso ou aquela promoção tão esperada no trabalho?

Mas é preciso ter atenção em relação a estes pensamentos permissivos, pois são eles que fazem com que as pessoas saiam dos seus objetivos e prejudiquem seus resultados.

Pessoa ansiosa olhando para a comida
Fonte: Shutterstock

Quem nunca falou algo do tipo?

  • Só hoje! Um pouquinho não vai fazer tanta diferença.
  • Estou tão triste/estressado/cansado/desanimado, preciso comer para aliviar
  • Depois eu queimo essas calorias na academia
  • É final de semana/ feriado/férias/aniversário da minha mãe
  • Se eu recusar ele vai ficar magoado comigo
  • Não tive como recusar
  • Não quero mais emagrecer, é muito difícil

Emagrecer é positivo por vários motivos, da saúde à estética, mas devemos estar bem conosco antes mesmo do emagrecimento. Esperar encontrar felicidade apenas com a mudança  de aparência pode ser uma armadilha, afinal, somos muito mais que aparência, somos sentimentos, pensamentos, sensações e genética. 

Evite os pensamentos negativos, eles podem simplesmente minar a sua autoconfiança, pois trazem sentimentos de culpa e de incapacidade. Pense, antes de tudo, que você é incrível apenas por existir e ter construído uma história de vida única, com todas as suas relações, conexões e construções sociais.

É como costumamos falar aqui na Nutracis, nossa mudança deve vir de dentro para fora. Você precisa se sentir bem consigo, trabalhar suas emoções. Precisamos transformar, primeiramente, a qualidade das nossas emoções para, através disso, transformarmos nossas saúdes.

E o que fazer então para eliminar a autossabotagem?

Dê um novo significado ao processo de emagrecimento. Pense no porquê você está tentando emagrecer, dando um novo significado emocional a esse momento. Após essa ressignificação, através de novas crenças positivas, a mente fará com que exista uma relação melhor entre você e seus objetivos, suas escolhas e resultados diante da comida. Ao derrubar as barreiras emocionais e mentais, você terá menos limitações e crenças negativas em relação à possibilidade de emagrecer, passando, então, a acreditar com muito mais clareza e leveza na conquista de uma vida mais saudável.