Rotina atribulada: a importância de uma alimentação saudável

02/07/2019 3 min de leitura

Uma rotina atribulada faz com que a gente se preocupe primeiramente com o estresse, para então considerarmos a nossa qualidade de vida. É isso, pelo menos, que podemos extrair de uma recente pesquisa, que aponta que 61% dos brasileiros se preocupam em controlar o estresse para manter a boa saúde.


Até parece uma tarefa simples, mas nossa gestão do tempo — cujos dias se equilibram entre o trabalho, a formação acadêmica, a educação dos filhos e os hobbies pessoais — é prejudicada com tantas tarefas e responsabilidades acumuladas.


Para que você não tenha o nível de estresse aumentado só ao ler essas linhas, trouxemos algumas dicas simples e fáceis de implementar para combater uma rotina atribulada. Nos tópicos a seguir vamos reforçar a importância da alimentação saudável para a manutenção do seu bem-estar e da sua qualidade de vida. Confira!


Planeje as refeições com antecedência


Não se engane: uma alimentação saudável está diretamente associada à sua produtividade, disposição e qualidade de vida. Diante disso, o primeiro pensamento que vem à mente pode ser: e quem é que tem tempo para planejar refeições saudáveis diante de uma rotina atribulada?


No entanto, esse esforço é mínimo, sabia? Basta planejar as refeições ao longo da semana, permitindo que você saiba, antecipadamente, o que comprar, o tempo necessário para cozinhar as refeições e deliciar-se com alimentos mais qualitativos.


Uma dica é usar algumas horas do seu domingo para planejar o cardápio semanal. Isso ajuda a considerar o tempo que você vai necessitar para cozinhar. Sem falar que a lista de compras ajuda na sua gestão do tempo gasto em supermercados, hortifrútis e açougues.


Congele alimentos e simplifique a rotina


Como um complemento à dica anterior, se você considerar algumas receitas simples e que rendam bastante, você pode congelar os alimentos e usá-los conforme a sua necessidade ao longo da semana.


Quer um bom exemplo disso? Feijão! Você cozinha além do necessário, congela-o em vasilhames e, antes de uma refeição, descongela-o e tempera na hora. Sua gestão de tempo é otimizada, você só se preocupa com os outros nutrientes da janta ou do almoço, e a rotina atribulada deixa de ser um empecilho para uma alimentação saudável.


Conheça os alimentos que você consome


No contexto da importância de uma alimentação saudável, é imprescindível que você conheça os alimentos que está consumindo. Afinal de contas, é comum acharmos que, só por mantermos uma média de alimentação a cada 3 ou 4 horas, estamos cuidando da nossa saúde.
Só que nem sempre você está adquirindo a carga nutricional necessária para a sua disposição mental e física do corpo (como as proteínas e os carboidratos). Por isso, identifique as suas necessidades de nutrientes e aprenda a compor um cardápio semanal a fim garantir uma alimentação rica, balanceada e saborosa.


Faça uma planilha com as suas atividades diárias


Uma dica mais relacionada à sua gestão de tempo e ao aparente acúmulo de atividades na sua rotina atribulada. Com uma planilha de atividades, para conseguir planejar-se com mais eficiência.


É importante saber, antecipadamente, os seus horários e as atividades que deseja exercer (bem como o tempo dedicado a cada uma delas). Com o tempo, você conseguirá ter mais organização nos seus dias, necessitando cada vez menos da planilha para manter o controle.


Convém, inclusive, manter uma suplementação de qualidade na sua rotina atribulada, enquanto você pondera a respeito da importância de uma alimentação saudável e agrega mais organização aos seus dias. Para tanto, aproveite para visitar o site da Nutracis! Lá, você vai encontrar uma série de produtos capazes de dar um novo rumo à sua produtividade, com energia para ir muito além do esperado!