A retenção de líquidos é equivalente ao famoso inchaço, e afeta homens e mulheres em diversas idades. Você consegue percebê-la principalmente em regiões como tornozelos, pernas, barriga e mãos.
Algumas maneiras de descobrir se você está retendo líquidos é prestando atenção em situações como:
pernas inchadas ao final do dia;
marcas da meia quando você a retira do pé;
marcas deixadas pela pressão do dedo sobre a pele.

Mas por que a retenção de líquido ocorre?
Entenda uma coisa: tudo em nosso corpo funciona em perfeito equilíbrio! Se algo está fora do funcionamento normal, significa que algum fator está perturbando as condições perfeitas de funcionamento daquele órgão ou sistema, ou seja, está havendo um desequilíbrio.
A retenção de líquido ocorre quando líquidos presentes nos vasos sanguíneos e linfáticos extravasam e passam a se acumular no tecido subcutâneo, ou seja, entre as células dos tecidos logo abaixo da pele. Quando esse líquido passa a se acumular nessa região, ele confere um aspecto inchado e brilhante à pele, e isso caracteriza o inchaço.
Aqui vão algumas causas que explicam o extravasamento desses líquidos dos vasos e o consequente acúmulo na região logo abaixo da pele:
estresse;
menstruação;
desidratação;
sedentarismo;
falta de movimentação;
circulação regional insuficiente;
problemas renais, cardíacos e na tireóide;
remédios que alteram a permeabilidade dos vasos;
consumo de produtos industrializados e cheios de sal;
calor excessivo (o inchaço é muito comum em períodos de verão);
além de uma série de outros fatores.
Por se tratar de uma condição que pode ser causada pelos mais diversos motivos, desde algo simples até uma doença mais complexa, o diagnóstico deve ser feito por um médico especialista para que o tratamento seja adequado e eficiente.
Receitas para melhorar a retenção de líquidos
Muitos problemas podem ser resolvidos começando por uma alimentação de qualidade. Portanto, se a retenção de líquido tem sido uma situação recorrente em sua vida, experimente começar mudando a alimentação.
Evite alimentos industrializados e cheios de sal. Esse mineral faz com que o corpo tenha que reter mais líquido para conseguir diluir o material.
Consuma alimentos ricos em probióticos – bactérias boas – eles ajudam a diminuir a quantidade de bactérias ruins na flora intestinal e a melhorar a absorção dos bons nutrientes pelo intestino.
Aumente o consumo de frutas ricas em água e bons nutrientes. Melancia, abacaxi, melão, pera e limão são ótimas escolhas, elas aumentarão o fluxo de água no seu corpo e ajudarão a eliminar mais toxinas. Dos nutrientes que você precisa priorizar no consumo das frutas, os principais são: potássio, magnésio e vitaminas do complexo B. O potássio ajuda a regular a quantidade de sódio no organismo, e os outros nutrientes juntos aumentam o fluxo da urina, melhorando assim a retenção.
Fique agora com algumas receitas que ajudarão a diminuir a sua retenção de líquido.
Suchá de melancia com hortelã
Ingredientes:
200 ml de chá de hortelã
1 fatia grande de melancia
1 rodela de gengibre
5 cubos de gelo
Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e beber imediatamente.

Chá de erva-doce
Os chás são grandes aliados na diminuição da retenção de líquido. A erva-doce tem propriedades que ajudam a eliminar as toxinas e ainda é uma excelente opção para quem tem prisão de ventre.
Ingredientes:
1 colher (de sopa) de erva-doce
1 xícara de água
Modo de preparo
Coloque a erva-doce e a água em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Depois desligue o fogo, tampe a mistura, deixe esfriar, coe e beba. Você pode beber o chá entre as refeições.
Suchá de frutas vermelhas com hibisco
Ingredientes:
200 ml de chá de hibisco
5 morangos grandes
10 uvas roxas sem sementes
1 col de cafezinho rasa de canela em pó
5 cubos de gelo
Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e beber imediatamente.
Suco diurético
Ingredientes:
1/2 pera
1/2 maçã
1 fatia de melão
2 cm de gengibre
1 copo de água
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir para aproveitar ao máximo as propriedades medicinais. Recomenda-se tomar este suco 2 vezes ao dia, uma vez em jejum e outra no final do dia.

(Fonte: Portal Tua Saúde)
Suco verde
Ingredientes:
1 copo de água de coco
1 folha grande de couve higienizada
1 maçã pequena sem sementes
1 fatia de gengibre
Folhas de hortelã a gosto.
Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e beber imediatamente. Se for da sua preferência, você pode coar a mistura. Beba em jejum ou antes de dormir.
(Fonte: Portal Catraca Livre)
Suco de abacaxi com melão e hortelã
Ingredientes:
1 copo de água de coco
1 rodela de abacaxi
1 fatia média de melão
5 folhas de hortelã
Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e beber imediatamente.
FONTES:
Portal Dráuzio Varela
Portal Tua Saúde