Receitas doces e saudáveis para a TPM

12/03/2020 3 min de leitura

Por que sentimos tanta vontade de comer doces durante o período pré-menstrual?

Antes de iniciar o ciclo menstrual, o corpo das mulheres começa a dar sinais físicos e psicológicos e, dentre tantos sinais, um chama a atenção: a vontade arrebatadora de comer doces.

Oscilações hormonais entre o estrogênio e a progesterona durante o ciclo menstrual acabam por influenciar o consumo alimentar de muitas mulheres, principalmente em relação à vontade de comer carboidratos e doces de forma geral, como chocolates, bolos e sorvetes.

O estrogênio é um hormônio anorexígeno, ou seja, ele inibe o apetite. Portanto, durante o período ovulatório, ele está elevado e a mulher acaba por ter menos fome. Logo após o período ovulatório, o hormônio que se eleva é a progesterona, que é orexígena, ou seja, um estimulador da fome, aumentando assim o consumo alimentar da mulher.

A boa notícia é que alguns nutrientes podem ajudar a melhorar os sintomas da TPM:

Carboidratos complexos: alimentos integrais, como cereais e pães; além de leguminosas em geral, como batata doce e macaxeira, ajudam a reduzir os níveis de glicose. Esses alimentos conferem maior saciedade e também estimulam a produção de serotonina, importante hormônio relacionado ao bem-estar.  

Cálcio: este nutriente é diretamente responsável pelas contrações musculares de uma forma geral. Portanto, leite, queijo, iogurte e demais derivados ajudam a reduzir as oscilações de humor e, principalmente, as contrações musculares – responsáveis pelas cólicas.

Magnésio: frutas, hortaliças e grãos melhoram sintomas como dores de cabeça, retenção hídrica e mastalgia (dores na mama).

Vitamina B6: aumenta a absorção de magnésio pelo organismo, então o ideal é que se faça a associação entre os dois nutrientes. As principais fontes de Vitamina B6 são banana, abacate e peixes como o salmão.

Vitamina E: uma queixa bastante comum na TPM são as dores, principalmente as cólicas. Essas dores são resultantes, normalmente, de processos inflamatórios que estão ocorrendo no organismo. Por ter ação anti-inflamatória, a vitamina E vai ajudar a atenuar os sintomas. São boas fontes de Vitamina E: abacate, gema de ovos, azeite de oliva e açaí.

Receitas para nutrir a vontade de doces ao longo da TPM


Sanduíche de frutas

Ingredientes:
Morangos 
Tâmaras

Modo de preparo:
Abrir as tâmaras, retirar o caroço e juntar as frutas como se fosse um sanduíche saboroso e docinho. O morango é uma fruta deliciosa, porém, muitas vezes, difícil de ser encontrado no estágio adocicado. Já a tâmara é extremamente doce e possui uma consistência macia. A junção dos dois forma uma mistura extraordinária de sabores e texturas.

Mousse de cacau

Ingredientes:
1 banana
½ abacate
3 colheres de sopa de cacau

Modo de preparo: 
Junte a banana e o abacate em um liquidificador e vá batendo e adicionando o cacau aos poucos. Bata tudo até atingir a consistência desejada e está pronto.

Fonte: Shutterstock

Pasta de amendoim e banana 

Ingredientes:
1 banana
2 colheres de sopa pasta de amendoim
Opcional: castanhas, amêndoas,  aveia, canela, cacau em pó ou nibs de cacau…

Modo de preparo:
Amasse a banana e acrescente a pasta de amendoim por cima. Só isso já dá uma deliciosa e doce mistura. Se você quiser dar mais textura e sabor à receita, acrescente aveia, amêndoas, avelãs e castanhas.

A mistura da pasta de amendoim com a banana é conhecida como um excelente pré-treino. Os dois ingredientes fornecem proteínas e gorduras, dois elementos importantíssimos para o fornecimento de energia para os exercícios físicos. O importante é lembrar que, para que essa mistura seja metabolizada e faça o efeito correto no corpo, você deve consumi-la até 45 minutos antes da atividade física.

Overnight Oats

Ingredientes:
1 pote de iogurte natural
2 colheres de sobremesa de aveia
1 colher de sopa de chia
Frutas que sejam boas fontes de triptofano (banana, abacate, morango…)
Opcional: canela e amêndoas

Modo de preparo:
Misture o iogurte natural, a aveia e a chia dentro de um recipiente (sugestão: pote de vidro). Deixe a mistura descansando de um dia para o outro. No outro dia, essa mistura terá inchado e ficado mais firme, então você poderá acrescentar sobre ela as frutas picadas. Acrescente banana, abacate, morango, amêndoas.

Todos os alimentos presentes nesta receita ajudarão a lhe trazer saciedade e a melhorar seu humor. Os componentes são cheios de triptofano, um aminoácido essencial no processo de síntese da serotonina, hormônio responsável por melhorar o humor.

Fonte: Shutterstock