Por que tenho tanta dificuldade em emagrecer?

02/07/2019 3 min de leitura

É comum olharmos para a pessoa ao lado, com os seus pratos pouco balanceados e o menor esforço de praticar exercícios físicos, e incomodar-se com a nossa dificuldade em emagrecer — mesmo seguindo à risca uma série de recomendações para tornar o processo mais eficiente.


Só que, talvez, você não considere todos os fatores que influenciam nesse processo. E é para que você conquiste a silhueta desejada — com qualidade e segurança — que preparamos este post. Nos próximos tópicos, vamos apontar dicas valiosas para que você possa emagrecer de forma eficiente e saudável. Confira!


Atenção à sua genética


Não deixe o desejo de emagrecimento nublar a lógica. As pessoas são diferentes e cada organismo reage de uma maneira a uma reeducação alimentar ou a uma rotina de exercícios físicos, por exemplo. Com isso, se você tem dificuldade em emagrecer, o problema em alcançar esse objetivo pode estar relacionado ao seu tipo físico. A popular herança genética.


Dessa maneira, é bom compreender como o seu corpo reage a essas mudanças, como o processo de emagrecimento, para que o foco e a disciplina não se dissipem com facilidade. O autoconhecimento leva ao autocontrole, no fim das contas, o que é essencial a qualquer processo de emagrecimento.


Avalie os exercícios físicos realizados


Outro ponto a se atentar, e quem tem dificuldade em emagrecer queixa-se com frequência, é a carga de exercícios físicos realizados. Mas você já se perguntou se o treino realizado é realmente focado nos seus objetivos? E, também, você se dedica conforme o indicado por quem preparou o seu treino?


Essas questões devem ser avaliadas porque são fundamentais para um emagrecimento qualitativo. Pular exercícios, faltar aos treinos e realizá-los sem um objetivo definido torna todo o processo mais lento e até mesmo ineficaz para quem está em busca do emagrecimento saudável.


Sem falar no excesso de treinamentos, quando aumentamos a carga de maneira intensa. Nessas situações, os níveis de cortisol (um hormônio da família dos esteroides) podem aumentar, resultando na perda de massa muscular e também no aumento da gordura corporal — um grande vilão de um emagrecimento, portanto.


Dedique atenção ao que você come e o quanto come


Saciedade. Aí está uma palavra tão comum no vocabulário de quem tem dificuldade em emagrecer. Afinal de contas, muita gente não encontra essa satisfação rápida, e logo desregula o cardápio comendo fora de hora, compensando com alimentos pouco nutritivos etc.


Sem falar em quem acha que colocar o mínimo possível de comida no prato ajuda em algo. Isso é um mito gigantesco e prejudicial à sua saúde, inclusive. É importante, sim, cortar as calorias. Mas isso deve ser feito com muito planejamento.


Um exemplo: 100 g de vegetais podem pesar o mesmo que a mesma quantidade em batata frita, mas qual dessas opções tem mais calorias? É por aí o raciocínio.


Além disso, é importante saber quantas calorias ingerir ao longo do dia, para distribuí-las em intervalos regulares para alcançar a tal da saciedade, evitar os impulsos e ter a carga nutricional necessária para um emagrecimento sadio e equilibrado.


Quando ingerimos poucas calorias, pode acontecer de desincharmos, mas acumularmos mais gordura corporal nesse processo. Por isso, você pode ter dificuldade em emagrecer.


Mude os hábitos


Por fim, avalie o seu estilo de vida e perceba quais atividades têm interferido no seu emagrecimento. O happy hour, por exemplo, pode ser um grande inimigo dos seus objetivos — embora venha disfarçado de muitos brindes entre amigos.


É também muito importante conscientizar-se a respeito da disciplina necessária para não ter mais dificuldade em emagrecer. O processo pode ser lento e desafiador, mas os resultados aparecem. E eles são mais gratificantes do que aquele docinho fora de hora, pode ter certeza!


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