Por que me sinto tão indisposto após o almoço?

02/07/2019 2 min de leitura

Você e os seus colegas voltam do almoço e o silêncio impera na sala enquanto todos batalham contra o sono diante das responsabilidades do trabalho? Saiba que esse momento não deveria ser tão comum.


Sabe por quê? Porque o fato de você sentir-se indisposto após o almoço costuma ter uma causa bastante específica: a má alimentação. Como consequência disso, sua concentração fica como os restos sobre o prato, sua energia se dissipa e a disposição física promete voltar só após o expediente.
Para mudar esse cenário, continue com esta leitura e entenda porque você se sente indisposto após o almoço — e como fazer para contornar essa situação!


Motivos que levam você a ficar indisposto após o almoço


Primeiramente, uma pergunta: você costuma observar o que você põe no seu prato na hora do almoço e sabe identificar os efeitos cada ingrediente pode causar no seu organismo?


A importância disso tem tudo a ver com a disposição após o almoço. Um exemplo disso é o que acontece quando excedemos o consumo de carboidratos — um nutriente rápido de ser metabolizado, especialmente aqueles mais simples, como o arroz branco, farofas e massas em geral (como tortas e macarrão).


Nesse caso, temos um pico de glicemia no sangue, seguido por uma queda abrupta. É então que o corpo trabalha de maneira mais vagarosa, o que impacta diretamente na sua disposição física e na queda de concentração (além daquele imbatível sono). Culpa do sistema digestivo, que exige mais oxigenação, o que faz com que o fluxo sanguíneo seja reduzido em outras áreas, como o cérebro.


Dicas para contornar o problema


Claro que os carboidratos não são os únicos causadores desse tipo de indisposição. Se a sua turma do trabalho tem o costume de comer além do limite da saciedade, por exemplo, o efeito vai ser o mesmo — por mais que você evite ao máximo os carboidratos no prato.


Por isso, é importante aprender a disciplinar-se para compor um cardápio mais equilibrado e que não roube a sua energia após a refeição. Além disso, outras dicas podem ser trabalhadas, como: privilegiar o preenchimento do prato com legumes e saladas, o que confere mais saciedade sem exagero; optar por carnes magras, sejam elas bovinas, suínas, frango ou peixe, sem gordura; moderar o carboidrato, sem excluí-lo da sua refeição. Aposte em arroz integral ou batata doce, por exemplo; ter cuidado também com os estimulantes — como o popular cafezinho. Isso ajuda a deixar você indisposto após o almoço.


Fora do expediente, você também pode agregar mudanças nos seus hábitos cotidianos para ter mais disposição. Que tal a prática de exercícios físicos periodicamente? Não precisa ser nada desgastante: comece com uma caminhada e vá aumentando a carga gradualmente.


Com o tempo, você vai adquirir mais disposição física, o que também reduz a sensação de estar indisposto após o almoço. Além disso, você pode contar com a ajuda de alguns produtos naturais que promovem mais energia com segurança e qualidade para o seu organismo.


Para saber mais a respeito — e deixar de ficar indisposto após o almoço —, conheça toda a linha de produtos BULLETPOWER da Nutracis e fique por dentro dos benefícios de cada um deles para sua saúde!