ENTENDA O LOOP DO AÇÚCAR E O QUE ELE FAZ EM SEU CORPO

04/02/2020 3 min de leitura

Entenda o que o açúcar faz quando entra no seu corpo

Inicialmente, é necessário que você entenda que o açúcar é um carboidrato vazio de nutrientes e está ligado ao aparecimento de diversas doenças, tais como diabetes, obesidade e uma série de outras enfermidades.

Ao ingerir o açúcar, ele entra em nosso intestino e é quebrado em glicose. Em nosso organismo, as células passam a utilizar a glicose como fonte de energia. Quando temos muita glicose em nosso organismo, o pâncreas entra em ação. Este órgão passa então a regular a quantidade de glicose em nosso sangue através de um hormônio chamado insulina.

E por que é importante que a insulina regule a glicose em nosso sangue?

Quando temos uma grande quantidade de glicose circulando em nosso corpo, acabamos por armazenar essa substância em forma de gordura. Além disso, o excesso de insulina no corpo faz a glicose entrar em nossas células adiposas, fazendo assim com que tenhamos um ganho de peso.

Entenda os termos:

Insulina: hormônio produzido pelo pâncreas que regula a quantidade de glicose em nosso sangue. Ele é o responsável pela metabolização da glicose para gerar energia em nossas células.

Glicemia: é a concentração de glicose no sangue

Pâncreas: órgão que produz e secreta a insulina

Glicose: carboidrato simples que funciona como uma das principais fontes de energia para o ser humano

Por que viciamos em açúcar?

O açúcar, assim como as drogas e o sexo, ativa a dopamina – neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e satisfação. Isso significa que sempre que ingerimos açúcar em suas mais diversas formas, estamos munindo nosso corpo de sensações prazerosas e fazendo com que essas situações sejam mais frequentes.

Além disso, quanto mais ingerimos açúcar mais alimentamos esse círculo vicioso.

Quanto mais ingerimos açúcar, maior a quantidade de insulina produzida. Ou seja, altas quantidades de açúcar geram altas quantidades de insulina. Com isso, nosso cérebro nos manda comer mais açúcar para equilibrar a quantidade de açúcar e insulina. Por isso, quem vive dentro desse padrão sente fome constantemente. Esse ciclo é conhecido também como Loop do açúcar.

LOOP DO AÇÚCAR

Você come açúcar e ativa regiões cerebrais de prazer e recompensa
Em seguida, os níveis de glicemia em seu corpo aumentam e, consequentemente, a produção de insulina aumenta. Assim que a insulina entra em ação, os níveis do hormônio ficam altos e a quantidade de glicose no sangue despenca. Com baixas taxas de glicose no sangue, o corpo envia sinais de abstinência e o cérebro ativa o “desejo por doce” para compensar toda a falta que a glicose está fazendo.
A partir daí, você sente fome, come mais açúcar e o ciclo todo recomeça.

ciclo do loop do açúcar

COMO SAIR DO LOOP DO AÇÚCAR?

Se TODOS os alimentos se transformam em glicose, então como podemos fazer para diminuir a quantidade da substância em nosso sangue?

Tudo isso acontece porque nossos hábitos alimentares envolvem, muitas vezes, o consumo de alimentos ricos em açúcares e carboidratos de elevado índice glicêmico, tais como bolos, biscoitos, sorvetes e pães. Esses alimentos possuem, em sua maioria, altas quantidades de calorias, açúcares e carboidratos de baixos valores nutricionais.

Todo o processo de deixar o loop do açúcar requer uma reeducação alimentar onde você pode passar a:

– Diminuir a ingestão de açúcar aos poucos
– Consumir alimentos integrais
– Substituir o doce após as refeições por frutas mais adocicadas (uva, manga, tâmara…)

Tudo isso pode e deve ser feito com a orientação de um profissional da Nutrição. Muitas vezes, não conhecemos o mundo de possibilidades nutricionais que temos à nossa frente, muito menos conhecemos todas as possibilidades de apreciar novos sabores e encontrar novas combinações de alimentos. Por isso, é sempre importante que você busque se manter informado e atento aos sinais e necessidades do seu corpo.

Fontes:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/especialistas-falam-sobre-os-riscos-do-acucar-para-obesidade-e-diabetes.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/07/saiba-o-impacto-do-excesso-de-acucar-no-organismo-e-como-diminuir-o-consumo-3827607.html

https://drauziovarella.uol.com.br/videos/animacoes/excesso-de-acucar-no-sangue-animacoes-14/

https://www.tuasaude.com/acucar-faz-mal/

https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/87965-a-perigosa-saga-do-acucar-em-nosso-organismo-video.htm

https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/males-e-beneficios-do-acucar/

https://www.abbottbrasil.com.br/imprensa/noticias/press-releases/a-ciencia-do-acucar.html

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/acucar-vicia.html