Entenda a importância da suplementação em sua vida

07/11/2019 3 min de leitura
alimentos e cápsulas de suplementos alimentares
Suplementação alimentar
Fonte: Shutterstock

O que é suplementação alimentar? Como saber se preciso dela?

A suplementação alimentar é um complemento à sua alimentação diária. Este recurso se torna essencial quando a alimentação não consegue suprir as necessidades diárias de certos nutrientes. Esse cenário pode ocorrer no caso das dietas restritivas ou de doenças que necessitam de um aporte maior de determinado nutriente, tal como a anemia, que é necessário um maior aporte de ferro pelo organismo.

Portanto, é altamente necessário que prestemos atenção aos sinais do nosso corpo, afinal, quando estamos com deficiência de alguma vitamina ele dá sinais. Só descobrimos quais vitaminas estão deficientes em nosso corpo quando fazemos os devidos exames, por isso a importância de consultar um profissional da nutrição e fazer exames de check-up periodicamente.

Os suplementos alimentares são produtos que contém quantidades concentradas de vitaminas, minerais, proteínas e diversos outros nutrientes e substâncias. Eles podem vir em forma de cápsulas, tabletes, líquidos e também de alimentos.Lembrando que a administração dos suplementos não deve ser feita por conta própria, e sim com a prescrição de um profissional habilitado. 

Entenda os sinais de deficiência que são dados pelo corpo:

Deficiência de vitamina B12: o principal sintoma é a anemia. Causa também palidez, inchaço e  prejuízos ao sistema nervoso.

Deficiência de vitamina D: fraqueza, dores musculares, ossos enfraquecidos e imunidade debilitada. 

Deficiência de vitamina A: prejuízos à visão noturna, pele seca e diminuição do sistema imunológico

Deficiência de ferro: fadiga, dores de cabeça, falta de apetite e diminuição de concentração

Mesmo com uma atenção especial ao que temos consumido, mesmo pensando que temos feito dietas saudáveis, com alto consumo de saladas, ou de alimentos considerados light/diet, ainda assim, podemos não atingir as quantidades necessárias de nutrientes através dos alimentos, por isso, muitas vezes, precisamos partir para a suplementação.

Alimentos e sua mudança ao longo dos anos

Os alimentos vêm sofrendo modificações ao longo das décadas e a qualidade nutricional deles vem sendo bastante afetada por essas modificações. O modo como os alimentos são produzidos vem alterando a qualidade nutricional:

  • Uso excessivo de agrotóxicos, até mesmo por agricultores familiares
  • Alimentos geneticamente modificados
  • Mudanças ambientais: o aumento dos níveis de dióxido de carbono, o CO2, por exemplo, interfere na qualidade nutricional dos alimentos
  • Alimentos processados/embutidos

O modo como consumimos também afeta a nossa obtenção nutricional diária:

  • Fast foods
  • Comidas congeladas

Portanto, precisamos ter consciência de como temos consumido, do que temos consumido  para termos noção se tem sido uma alimentação correta e efetiva. 

Suplementos para chamar de seus

Vitamina D: também considerada um hormônio, é essencial para a saúde óssea, saúde do coração e para melhora da imunidade. Baixas doses da vitamina estão diretamente relacionadas à inflamações intestinais e bacterianas, problemas de coração e até câncer.

Vitamina A: fundamental para a formação de colágeno, saúde ocular e formação de dentes. Além disso, combate anemias e melhora a imunidade.

Vitamina K: atua na coagulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares e direciona o cálcio nos tecidos ósseos.

Vitamina B12: tem função importante para preservação de nervos, regeneração de células, melhora da imunidade e proteção contra demência.

Ômega 3: considerada uma gordura do bem, tem como importante função a formação de massa cinzenta do cérebro. Atua na melhora da memória, além de fortalecer o sistema imunológico e cardiovascular.

MAAS da Saúde – Suplementação

A Suplementação é um dos pilares essenciais da saúde e está presente no MAAS DA SAÚDE da Nutracis. Se você ainda não conhece o MAAS da Saúde, temos um artigo aqui no blog explicando um pouco mais sobre ele.

Diante de tudo isso que você leu, responda às seguintes perguntas para entender como está seu Pilar Suplementação?

  • Pare para pensar na sua alimentação diária: você acha realmente  que todas as vitaminas e nutrientes estão presentes em sua alimentação?
  • Qual tipo de alimento você identifica que não tem colocado em sua alimentação diária? 
  • Você tem sentido fraqueza frequentemente?
  • Você tem tido queda de cabelo? 
  • Tem estado pálido e com dores musculares?  
  • Tem sentido muitas dores de cabeça? 

É sempre bom lembrar que temos uma série de recursos que podem ser utilizados para otimizar a nossa saúde, a suplementação é um deles. Fique de olho nos sinais que seu corpo têm demonstrado a fim de que você possa cuidar dele da melhor forma possível.

E não esqueça: Saúde se constrói!