Dicas e receitas para melhorar o funcionamento do intestino

06/03/2020 4 min de leitura

O que é normal quando se fala em funcionamento do intestino?

Nosso intestino possui o papel de absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos e eliminar os resíduos desnecessários.

Não temos como determinar o número de vezes que se deve ir ao banheiro por dia ou por semana, no entanto, a situação fica preocupante quando ocorrem três ou menos evacuações por semana, ou então quando o esforço para evacuar é muito grande.

Principais sintomas da constipação ou prisão de ventre: dificuldade frequente para evacuar, realizar até três evacuações por semana,  bastante esforço durante o processo, fezes duras, não conseguir finalizar a evacuação, incapacidade de fazer cocô. 

Prisão de ventre: por que é tão comum nas mulheres?

Estima-se que 20% a 30% dos brasileiros sofrem de constipação, e as mulheres são as principais afetadas pela condição. Isso se dá devido a alguns fatores:

Adiar a hora da evacuação – muitas mulheres, por vergonha ou por estarem fora de casa, acabam ignorando o sinal do corpo e deixam o momento de evacuar para depois. Isso causa um maior ressecamento das fezes e posteriormente uma maior dificuldade para evacuar.

Hormônios – já no período pré-menstrual, os hormônios funcionam de maneira mais ativa e muitas mulheres sentem alterações no funcionamento do intestino.

Dietas inadequadas – algumas mulheres possuem o hábito de fazer dietas sem orientação profissional, e isso acaba levando à diminuição do consumo de fibras e água. 


Guia para melhorar o funcionamento do intestino

1 – Mastigue muito bem o alimento

A mastigação eficiente é altamente necessária para que: o alimento chegue ao intestino na consistência correta e  os nutrientes sejam devidamente absorvidos; e para que as substâncias do processo de digestão consigam atuar devidamente. Por isso, crie o hábito de comer mais devagar e passar mais tempo mastigando a comida. Não existe uma quantidade correta de mastigações, o importante é passar mais tempo mastigando até deixar a comida em um estado pastoso.

2 – Consuma alimentos com fibras

O ideal é que o bolo fecal tenha um volume grande, e é aí que as fibras entram. Elas não são absorvidas no intestino e acabam se juntando a outros elementos que também não serão absorvidos, tais como água, demais resíduos, células que descamam no trato digestivo e bactérias. Tudo isso facilitará a motilidade do bolo fecal, facilitando assim o processo de digestão e excreção.  As fibras aumentam o bolo fecal de duas maneiras: fazendo maior volume e absorvendo água. 

Alimentos que facilitam o trânsito intestinal: vegetais folhosos (alface, rúcula, espinafre…), legumes com casca (tomate, berinjela, pepino…), sementes (linhaça, chia…), oleaginosas (castanhas, amêndoas…), frutas (ameixa, mamão…).

3 – Diminua o consumo de alimentos que dificultam a digestão

Alimentos muito gordurosos e o leite e seus derivados dificultam o esvaziamento gástrico, afinal, eles passam mais tempo no estômago e demoram para fazer a digestão. Por isso, é importante que você evite ao máximo a ingestão desses componentes.

4 – Beba bastante líquido

Você já está cansado de saber, mas essa é sempre a dica mais importante: BEBA MUITA ÁGUA!  O consumo de água é extremamente necessário para o funcionamento correto de todas as partes do seu organismo e, em relação ao sistema digestivo, ela atua hidratando o bolo fecal e facilitando o transporte desses resíduos ao longo do intestino.

5 – Faça atividade física

Os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo para o intestino e isso é responsável por melhorar a saúde e a atuação do processo digestivo. Além disso, atividades físicas aumentam a velocidade dos movimentos peristálticos no intestino, aumentando assim a motilidade do bolo fecal.

6 – Beba café

Isso mesmo! A cafeína presente no café incentiva os movimentos peristálticos do intestino e facilita todo o caminho do bolo alimentar. Você com certeza já teve a sensação de tomar uma xícara de café e, logo em seguida, sentir uma vontade enorme de ir ao banheiro. Por isso, de uma maneira equilibrada e de acordo com as suas necessidades, insira o café em sua rotina.

Receitas para melhorar o funcionamento do intestino

Suco de mamão, ameixa e aveia

Fonte: Shutterstock

Ingredientes:
½ mamão
1 ameixa preta
1 copo de 200ml de leite
1 colher de aveia em flocos

Modo de preparo:
Você pode acrescentar gelo e mel. Bata tudo junto e beba logo em seguida.

(Fonte: Tua Saúde)

Sanduíche de atum rico em fibras e proteínas

Ingredientes:
1 lata de atum conservado em água
1 colher (sopa) de queijo cottage
1 colher (chá) de molho pesto caseiro
1 colher (chá) de mostarda Dijon
1 pitada de pimenta caiena
Tofu e cebolinha picada a gosto

Modo de preparo:
Misture tudo e sirva entre duas fatias de pão integral com grãos.

(Fonte: Boa Forma)

Iogurte natural caseiro

Fonte: Shutterstock

Ingredientes:
2 litros de leite integral
170ml de iogurte natural integral em temperatura ambiente

Modo de preparo:
Aqueça o leite até ferver. Desligue o fogo e deixe amornar até chegar a 45ºC. Quando atingir esta temperatura, pegue uma tigela, despeje o pote de iogurte, coloque 3 conchas do leite morno e mexa bem, até desfazer todos os grumos e ficar homogêneo. Em seguida coloque nessa mesma tigela o restante do leite e misture levemente. Cubra com um pano limpo e seco e guarde no forno desligado por 12 horas. Depois deste tempo retire do forno e está pronto o iogurte.

Iogurte Grego

Prepare o iogurte como descrito acima. Depois de deixar o leite fermentando por 12 horas, retire do forno, pegue uma peneira, coloque-a apoiada dentro de uma tigela e cubra com um pano limpo. Despeje o iogurte no pano e deixe repousando por 2 a 3 horas na geladeira. Depois deste tempo, o que ficar na peneira é o iogurte tipo grego, mais grosso e cremoso que o iogurte comum.

Fonte (Gshow)

Café BulletPower (sachê) com especiarias

Ingredientes:
1 sachê de BulletPower Nutracis
1 colher de cafezinho de canela em pó
1 col de cafezinho de cacau em pó
1 xícara de água quente

Modo de preparo:
Misture o conteúdo do sachê com a canela em pó e o cacau em pó e acrescente a água quente aos poucos até ficar homogêneo.

Fontes:
Portal Dráuzio Varela
Saúde Abril