CURTA O CARNAVAL COM PLENITUDE

21/02/2020 3 min de leitura

“Ô abre alas que eu quero passar, ô abre alas que eu quero passar…”

Eis que o carnaval está chegando na avenida, mas antes de se jogar na folia, é preciso se preparar para aproveitar os dias de alegria. Então, se liga nas dicas que vamos te dar para curtir a festança com saúde e segurança.

“A manhã já vem surgindo. O sol clareia a cidade com seus raios de cristal”

Para você, folião, que vai aproveitar o carnaval com toda a energia, saiba que a alimentação reforçada já deve começar pela manhã.

Coma alimentos que te forneçam energia, assim você conseguirá manter o pique total no carnaval! Aposte em barras de cereais e de proteínas, frutas liofilizadas ou secas, ovos mexidos, sucos de frutas, sachês de mel e pães integrais, ou seja, alimentos que garantem energia rápida. Não fique mais de 4 horas sem comer, afinal você vai gastar muitas calorias ao longo dos dias.

Em refeições como almoço e jantar, dê preferência a alimentações equilibradas e de fácil digestão, como uma saladinha leve, sem molhos ou maionese (fazem a comida estragar mais rápido); proteínas de fácil digestão, tais como ovos, peixes ou frango. Dê preferência também ao consumo de leguminosas e bons carboidratos, como batata doce ou inglesa, macarrão, mandioca e arroz. Evite alimentos muito gordurosos e as frituras, pois elas demoram mais para serem digeridas e provocam sono.

Se for comer fora de casa, preste atenção à higiene do local e das pessoas que preparam o alimento. Observe se ocorre a manipulação dos alimentos e de dinheiro ao mesmo tempo. Crie o hábito de cheirar os alimentos para ver se eles estão fresquinhos e não possuem nenhum cheiro um pouco mais azedo. Essas simples precauções fazem você evitar grandes intoxicações alimentares.

Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não

Se você gosta de consumir bebidas alcoólicas durante a folia de carnaval, é muito importante intercalar o consumo com água, afinal, as bebidas alcoólicas causam bastante desidratação corporal. Por isso mesmo é importante manter a ingestão de água em conjunto, sempre na proporção de um copo da bebida alcoólica para dois copos de água. Como o carnaval acontece durante o verão, o calor acaba se tornando mais um fator para aumentar a desidratação, portanto, é aconselhável que você beba de dois a três litros de água diariamente. Além de beber água, é importante que você coma frutas e outros alimentos ricos em água, principalmente se for curtir em ambientes mais quentes, como as praias.

Atenção aos sinais de desidratação:

boca seca;
sono ou cansaço excessivo;
dor de cabeça;
urina de coloração mais escura que o normal;
fortes tonturas.

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô, mas que calor ô ô ô ô ô ô

A marchinha é clara quando fala:

“Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô, mas que calor ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara”

Com certeza você não vai querer pegar uma insolação. Então, use e abuse do protetor solar durante todo o período, sempre reaplicando a cada duas horas, ou em menos tempo até, caso você se molhe ou haja transpiração excessiva. Além de proteger contra a insolação, o uso de protetor solar á importante para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce da pele.

Os lábios também devem ser lembrados, já que a pele da boca é mais fina e sensível! Tenha sempre no seu bolso um protetor labial ou balm com proteção UV, e aplique sempre que necessário, para evitar que seus lábios fiquem ressecados ou feridos.

Em relação aos trajes, utilize roupas leves e fresquinhas. As roupas feitas de tecidos como algodão, linho e viscose, costumam ser as melhores escolhas para lidar com o calorão.

Ai, ai, ai ai, ai ai ai, está chegando a hora

Com essas dicas, temos certeza que você vai curtir o seu carnaval da  melhor forma possível, com muita energia e alegria. E nos dias seguintes à festa, procure repousar e recuperar as horas de sono perdidas.

Um excelente Carnaval a todos!