Confira 12 dicas para aproveitar o verão

10/01/2020 11 min de leitura

Saiba como aproveitar ao máximo a estação mais brilhante do ano: O VERÃO!

O verão tem diferentes significados dependendo da região do Brasil. Para os moradores do Sul do país, esse é o momento em que podem vestir roupas mais leves, aproveitar o sol em praças, praias e piscinas. Já para os moradores da região Nordeste, por exemplo, essa estação pode muito bem ser parecida com outros momentos do ano, recheada de sol e calor.

No entanto, independente da relevância do verão para os cidadãos das diferentes regiões brasileiras, essa estação é fortemente marcada pela maior incidência solar e pelas fortes ondas de calor. Além disso, o verão está ligado ao período de férias, ou seja, é um momento em que as pessoas se deslocam mais frequentemente para regiões praianas.

Em resumo, o verão é um momento que traz altas expectativas para muitos, no entanto, é preciso olhar com carinho para essa estação do ano e aumentar a preocupação em relação às diferentes situações acarretadas pela maior incidência solar.

Então, aqui vão algumas dicas para você aproveitar ao máximo essa estação ! Sempre com muito cuidado e atenção.

Dica 1 – Aproveite para adquirir VITAMINA D

Tomar sol é a melhor maneira de adquirir Vitamina D – também conhecida como a vitamina do sol. Apesar de parecer fácil adquirir a vitamina D, a rotina corrida e o desenvolvimento de atividades laborais em ambientes fechados têm tornado a deficiência de vitamina D uma das mais comuns entre as deficiências vitamínicas. A deficiência dessa vitamina tem aumentado a necessidade de suplementação.

A Vitamina D é responsável por auxiliar no fortalecimento dos ossos, regular o cálcio e o ferro presentes no sangue, favorecer a força muscular e uma série de outros benefícios. Ou seja, essa é uma vitamina importantíssima para você, e o fato de muitas pessoas não estarem conseguindo sintetizá-la apenas com a exposição ao sol faz com que a suplementação alimentar seja cada vez mais necessária.

A frequência com que nos expomos ao sol e o tempo de exposição precisam ser constantes e de qualidade. Os melhores horários para tomar sol são: antes das 10h e depois das 16h.

Portanto, se você mora em prédios ou em cidades que não têm praia, a dica é: utilize-se das varandas e dos quintais para tomar sol. Você pode se expor diariamente somente por alguns minutos, algo aproximado de 15 a 20 minutos. Se você mora em cidades litorâneas, a dica é separar alguns finais de semana para ir à praia e aproveitar bastante as horas saudáveis para tomar sol.

Dica 2 – Tome um suco para potencializar o bronze

Existem algumas dicas que ajudam a potencializar o bronze, uma delas é o suco de beterraba, laranja e cenoura.

Essa mistura poderosa em formato de suco é rica em um elemento chamado betacaroteno. Esse composto funciona como um refletor dos raios UVA e UVB , atua também como um potente antioxidante – combatendo os radicais livres, ou seja, evitando a oxidação da pele – e ajuda na produção da melanina. Tudo isso garante a manutenção do aspecto dourado da pele.

Preste atenção na receita: Suco de laranja, cenoura e beterraba

Ingredientes:

500 ml de suco natural de laranja
1/2 beterraba (pequena)
1 cenoura

Modo de Preparo:

Coloque tudo em um liquidificador e bata bastante para que o suco fique saboroso.
Adicione gelo para refrescar a bebida.
Depois, coe e sirva.

(receita retirada do site Gshow)

Você deve consumir o suco assim que terminar o preparo e antes de ir à praia.

Dica 3 – Faça um ritual detox antes de ir à praia

Se você costuma reter líquidos ou mesmo gosta de passar por processos de desintoxicação antes de ir à praia ou piscina, seguir esse passo a passo vai fazer você se sentir bem melhor.

A ideia dos processos de desintoxicação é consumir líquidos nutricionais que farão você desinchar, reduzir as toxinas em seu organismo e melhorar o funcionamento do seu intestino. No entanto, é bom lembrar que esse processo detox não é recomendado a longo prazo, portanto, siga essa dieta apenas para um objetivo específico e por um curto período de tempo.

Café da manhã

Suco de couve, beterraba e gengibre

Ingredientes:


2 folhas de couve
1 colher de folhas de hortelã
1 maçã ou 1 cenoura ou 1 beterraba
1/2 pepino
1 colher de café de gengibre ralado
1 copo de água

Modo de preparo:

Bater no liquidificador todos os ingredientes e beber em seguida. Se você bater muito bem no liquidificador, não há necessidade de coar, mas, caso fique difícil de tomar dessa forma, aí sim você pode coar. O ideal é sempre que você não coe para que seja possível preservar as fibras e garantir o poder de saciedade.

Almoço

Sopa de espinafre

Ingredientes:

1 maço de espinafre
1 cebola
1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 colheres (de sopa) de linhaça dourada
1 colher (de sopa) de castanha de caju torrada e sem sal
1 batata doce média
1 pitada de sal marinho
2 xícaras (de chá) de água

Modo de Preparo:
Lave o espinafre e separe somente as folhas. Coloque a linhaça em um recipiente e acrescente 5 colheres (de sopa) de água e reserve até formar o gel de linhaça. Coloque o azeite de oliva em uma panela junto com a cebola cortada em fatias, depois que a cebola murchar acrescente o espinafre, a batata doce descascada e cortada em rodelas. Junte as 2 xícaras de água e deixe cozinhar. Está bom quando a batata doce ficar macia.
Coloque no liquidificador o conteúdo do liquidificador, o gel de linhaça que se formou e se precisar, mais um pouco de água filtrada. Bata bem. Volte a sopa para a panela, acrescente um pouco de sal e aqueça. Pronto!


Lanche da tarde


Suco de frutas vermelhas
200 ml de suco de morango e uvas + 1 folha de couve


Jantar


Sopa de frango com legumes


Ingredientes:
1 peito de frango
4 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
2 chuchus
1/2 abobrinha
2 cenouras
1/2 repolho
1 maço de agrião
1 maço de couve manteiga
2 tomates
Cheiro verde a gosto
1 litro de água


Modo de preparo:

Refogue o alho em azeite e adicione o frango cortado em cubos, deixando cozinhar até o frango ficar branco. Adicione a água fervendo e os outros ingredientes cortados em cubinhos, e deixe cozinhar em fogo médio. Se preferir, utilize a panela de pressão e deixe os ingredientes cozinhando por 5 minutos.

Dica 4 – Explore sua cidade

As demais estações do ano podem nos deixar um pouco mais introspectivos e preguiçosos, então, aproveite todo o calor e a vibração trazidos pelo verão e saia para conhecer aqueles pontos da sua cidade que você sempre teve vontade de conhecer.

Temos certeza que existe um museu que você sempre prometeu que iria conhecer e nunca foi.

Lembra daquela sorveteria que abriu há pouco tempo e tá todo mundo falando? Escolhe umas companhias legais e tira um tempinho pra ir se refrescar.

Aproveita também pra alugar uma bike e ir até aquela praça fofa e agradável que você tanto ouviu falar mas nunca conseguiu conhecer.
Se você costuma surfar, que tal ir conhecer aquele pico irado que seus amigos frequentam e você tem muita vontade de ir?

Se você gosta de música, reserve um dia para apreciar o som daquela banda massa que vai tocar no bar do outro lado da cidade.

Todas essas sugestões estão sendo dadas para que você saia da sua zona de conforto e se desafie a conhecer lugares novos em sua cidade. Pare e pense em todas as possibilidades que estão tão próximas e que você deixa de apreciar no dia a dia.

Dica 5 – Aproveite para usar roupas leves

Se você mora em um lugar onde precisa usar roupas pesadas a maior parte do ano, aproveite o verão para abusar dos shorts e bermudas, vestidos, saias, regatas, camisetas de alça , camisas, roupas de banho e sandálias de borracha.

Além do fato de poder usar roupas que você não costuma usar, o uso das roupas leves nessa época do ano faz bem à sua saúde. Portanto, utilize tecidos naturais (algodão, linho, crepe…) que permitam que sua pele respire.

Outra dica: utilize roupas claras. As roupas claras não absorvem a quantidade de energia que as roupas escuras absorvem, fazendo assim com que a incidência do sol se torne mais suportável.

Para as mulheres, essa dica é ainda mais preciosa, tendo em vista que doenças como a candidíase ficam ainda mais recorrentes no verão. A candidíase é causada pela proliferação de fungos na região genital e pode estar associada à maior exposição a meios quentes e úmidos. Portanto, é bom que as mulheres utilizem roupas leves e arejadas, evitando calças apertadas e com tecidos grossos.

Dica 6 – Beba bastante líquido

Você já deve saber que a água é o elemento mais importante e presente em nosso organismo

Nossos tecidos cerebrais são compostos por nada mais nada menos que 75% de água. Se nós precisamos nos manter hidratados diariamente, esse cuidado deve ser redobrado em dias quentes e, principalmente, no verão.

Entenda um pouco melhor porque a água é tão importante para o nosso organismo:

O cérebro precisa de água para trabalhar corretamente! Ele requer mais água do que qualquer outra parte do corpo pois precisa do líquido para conduzir a informação de um neurônio a outro, além disso, ele recebe 20% de todo o sangue que circula. Quando ocorre uma queda de 5% do volume de água no corpo, nosso cérebro perde em torno de 30% do seu desempenho, pois os neurotransmissores são totalmente dependentes da água.

Além disso, a água é essencial para todas as reações químicas do nosso corpo, além de estar presente no plasma sanguíneo, em todos os sistemas do corpo e transportar alimentos e sais minerais

No verão, devido às altas temperaturas, temos a tendência de transpirar e perder mais líquido, podendo chegar mais rápido a um quadro de desidratação. Por isso, a maior atenção à hidratação em períodos de verão se faz tão necessária. Portanto, mantenha-se hidratado! Procure beber água a cada hora até se tornar um hábito. Existem também aplicativos que te ajudam a inserir esse hábito na sua vida.

E qual a recomendação diária do líquido?

Muito se fala sobre beber 2 litros por dia, mas o correto mesmo é fazer um cálculo bem simples: de 30 a 45 ml de água em média, para cada quilo de peso. Por exemplo, uma pessoa de 50 quilos deve beber entre 1,5 L a 2,25 L por dia.

Dica 7 – Faça atividades ao ar livre

Nós sabemos que a preguiça e a comodidade de ficar em casa rolando a tela do celular e acompanhando séries e filmes em programas de streaming torna, muitas vezes, a ideia de sair de casa pouco atrativa. No entanto, queremos dizer que as melhores coisas da vida podem acontecer fora de nossa zona de conforto.

Aproveite esse período de calor, luz, ventos e boas energias para aproveitar os espaços ao ar livre da sua cidade. Escolha aquele programa que você nunca imaginou que faria e vá curtir com os amigos, animais de estimação ou mesmo aprender a aproveitar a sua própria companhia.

Aqui vão algumas opções que vão te ajudar a apreciar mais a natureza que existe em sua cidade ou nas cidades ao redor:

fazer uma trilha
passar um final de semana em um camping
andar de bicicleta pela orla
praticar stand up paddle
organizar um piquenique
fazer uma corrida no parque
marcar uma partida de algum jogo que você goste: vôlei, futebol, basquete…

Dica 8 – Teste novas receitas

Sabe aquela receita refrescante que você sempre quis testar mas nunca parou para colocar em prática? Aproveita essa época tão animada para testar essa receita e talvez até unir a família.

Aqui vão 3 receitas que podem tornar seu dia mais divertido, interessante, refrescante e delicioso.

Refrescante picolé de frutas

Shutterstock

Ingredientes:
1 pêssego cortado ao meio;
2 kiwis descascados e cortados em fatias;
1/2 xícara (chá) de blueberry;
3/4 de xícara (chá) de morango;
1 fôrma específica para picolé;
2 xícaras (chá) de água de coco.

Modo de Preparo:
Arrume as frutas em uma fôrma específica para picolé. É preciso encaixar direitinho os pedaços para que o picolé fique com uma boa aparência ao ser desenformado.

Despeje a água de coco na fôrma, de maneira que cubra totalmente a camada de frutas.

Coloque os palitinhos de sorvete e leve ao congelador por 6 horas.

(receita retirada da Revista Casa e Jardim)

Smoothie energizante de banana e café

Receita de salada de macarrão leve

Ingredientes:
300g de penne (já cozido – al dente)
1 pimentão vermelho em tiras
1 pepino em fatias finas
1 cebola roxa em fatias finas
15 tomates cereja cortados ao meio
¼ de xícara de queijo minas frescal esfarelado
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite

Molho:
1 colher de chá de orégano seco
1 colher de chá de manjericão seco
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, coloque o penne já frio
Em uma frigideira pequena, aqueça uma colher de sopa de azeite. Frite o alho até que esteja dourado. Misture ao penne.
Adicione o resto dos ingredientes, misture bem e reserve.
Em uma tigela pequena, junte os ingredientes do molho e misture com um garfo até que fique homogêneo.
Junte o molho ao penne, misturando bem. Tempere com uma pitada de sal se achar necessário.

(Receita retirada do Blog Marola com Carambola)

Dica 9 – Passear com seu pet

Seu pet é aquele serzinho que pode, muitas vezes, ter uma personalidade um pouco agitada e ser meio bagunceiro, porém, ele é um excelente companheiro, muitas vezes carinhoso e amigo de horas difíceis.

Portanto, use esse momento do ano para levá-lo para passear e socializar com os outros bichinhos. Evite sair em horários muito quentes para não deixar que o asfalto queime as patinhas de seu bichinho. Leve consigo um pouco de ração, um potinho para água e um saquinho para recolher as fezes que ele resolver deixar por aí.

Planeje passeios pelo seu bairro, exercite-se enquanto seu animalzinho descansa à sombra, escolha uma bike que tenha um compartimento onde ele possa ir muito bem assentado e tomando um ventinho.

Dica 10 – Deixe a casa mais arejada e faça uma limpeza geral

A umidade e a falta de sol em ambientes fechados contribuem para o acúmulo de mofo, poeira e ácaro em armários, paredes e guarda-roupas. Por isso, o verão é o momento certo para abrir as portas e as janelas da sua casa e deixar o vento circular e a luz do sol entrar.

Os elementos citados acima são responsáveis por boa parte das alergias e doenças respiratórias, por isso o cuidado com a circulação do vento se faz tão necessário.

Faça uma limpeza geral: lave roupas, travesseiros, almofadas, roupas de cama, tapetes, cortinas; espane os livros; varra e passe o pano até nos cantos de mais difícil acesso da casa; elimine papéis desnecessários, evite ao máximo tapetes, cortinas, carpetes e bichos de pelúcia.

Depois disso tudo, deixe as portas e as janelas abertas o máximo que conseguir sempre que puder. O sol e o vento são importantíssimos na renovação do ar e na destruição de certos microrganismos.

Dica 11 – Cuide da sua alimentação

As altas temperaturas dos dias quentes afetam o metabolismo e nós devemos ficar mais atentos aos alimentos que ingerimos. No verão, costumamos suar bem mais, ou seja, perdemos líquido numa velocidade maior e numa quantidade maior. Para evitar que essa perda nos prejudique, devemos consumir alimentos que auxiliam na reposição da hidratação e dos sais minerais, tais como frutas com alto teor de água (melancia, laranja…), verduras e legumes.

Em contrapartida, devemos evitar os alimentos que deixam a digestão lenta e demandam maior esforço do organismo. Alguns exemplos são frituras, comidas muito gordurosas (feijoada, buchada…) e alimentos muito condimentados.

Além de tudo isso, você também deve ficar atento ao que come na rua. O verão traz consigo uma série de doenças causadas pelo calor, e uma delas é a intoxicação alimentar. As altas temperaturas são responsáveis pela proliferação de bactérias e vírus e isso facilita o processo de contaminação de alimentos que ficam muito tempo expostos ou que são produzidos com poucos cuidados em relação à higiene.

Vá a locais que você confia na manipulação do alimento e tente ir o mais cedo possível para evitar que a comida esteja exposta há muitas horas.

Dica 12 – Hidrate a pele

Como já foi citado ao longo do artigo, o calor do verão faz com que percamos água de maneira mais rápida e, com tudo isso, a pele também sai prejudicada pois perdemos água e nutrientes essenciais para a pele. Além disso, ficamos mais expostos a processos que prejudicam a pele, como a incidência maior do sol, as mudanças de temperatura, a água salgada do mar e outros.

Portanto, para que você possa manter sua pele hidratada, siga os seguintes passos:

beba bastante água
utilize protetor solar com alto FPS e com algum poder de hidratação
utilize diariamente hidratantes e cremes corporais

Essas são as dicas da Nutracis para que seu verão seja muito bem aproveitado!

Referências:

https://www.tuasaude.com/suco-detox/

https://www.tuasaude.com/dieta-liquida-detox/

https://www.tuasaude.com/sopa-para-emagrecer/

https://www.unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/alimentacao-verao/pdf/cartilha.pdf

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/32411-10-doencas-comuns-no-verao-e-como-preveni-las-com-autocuidado