Café e seus benefícios

12/04/2020 4 min de leitura

O café é uma das bebidas mais apreciadas e consumidas no mundo. O carinho mundial por essa bebida tornou-a bastante versátil, e hoje ela protagoniza as mais diversas receitas: expresso, pingado, cappuccino, macchiato, frappuccino, smoothies, doces, sorvetes, tortas, bolos, pães, molhos, enfim, o que a criatividade permitir.

O café é uma planta e  conta parte da história mundial, ele teve sua origem na Etiópia e aos poucos foi se espalhando pelo mundo. Atualmente, o maior produtor de café é o Brasil. Para chegar à sua mesa em formato de bebida, o café precisa passar por algumas etapas: colheita, secagem, beneficiamento, classificação, torra e moagem. Dentre as várias espécies de café conhecidas, o café arábica e o café robusta são as espécies mais comercializadas no Brasil e de maior importância econômica. 

Além das conhecidas e aclamadas propriedades organolépticas, (aquilo que é percebido pelos nosso sentidos, tais como aroma, sabor e textura) o café também é famoso por seu efeito estimulante no corpo. A cafeína é o composto presente no café responsável por esse efeito no organismo. Cerca de 99% da cafeína consumida na bebida é absorvida pelo trato gastrointestinal, tendo seu pico de ação em aproximadamente 60 minutos, exercendo assim suas ações fisiológicas.


Benefícios do café

Riqueza de nutrientes e compostos bioativos

Quando falamos em café, lembramos logo de cafeína, no entanto, o café é rico em diversos nutrientes: proteínas, carboidratos, lipídios, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. É bom ressaltar que esses nutrientes estão presentes no grão do café e que boa parte deles pode se perder ao longo do processo de torra do café. Por isso, vale a pena investir em cafés de torra média, em que os nutrientes não serão completamente perdidos devido ao processo de torra excessivo.

Além disso, o café é rico em compostos bioativos (aqueles que têm efeito sobre um organismo vivo), como a cafeína, estimulante do sistema nervoso central e do músculo cardíaco; os ácidos clorogênicos, que possuem atividade anticancerígena e propriedades antioxidantes; e os diterpenos cafestol e kahweol, relacionados ao metabolismo lipídico, prevenindo/tratando as dislipidemias (elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL). Estes compostos são os mais estudados devido às repercussões sobre a saúde humana de seus efeitos fisiológicos. 

Energia e melhora do estado de alerta

Isso acontece porque a cafeína atua diretamente no sistema nervoso central. Ao bloquear os neuroreceptores da adenosina (substância essencial para que o sono chegue), a cafeína diminui seu sono, aumenta sua energia, melhora seu estado de alerta, e aumenta a sua capacidade de concentração e memória.

Melhor amigo do pré-treino

Como você viu acima, o  café é responsável por trazer energia, ou seja, ele proporcionará maior disposição para o seu treino. Além disso, o café aumenta a queima de gordura por ser termogênico e diminui a sensação de fadiga no pós-treino. Para que ele exerça o efeito necessário ao longo de sua atividade física, é bom que ele seja consumido de 30 a 60 minutos antes. 

Prevenção de doenças

Muitas pesquisas realizadas revelam que o café pode fazer muito bem à saúde humana e que seu consumo diário moderado (até três xícaras por dia) contribui na prevenção de várias doenças, como diabetes, alguns tipos de câncer, doença de Parkinson, Alzheimer, entre outras. A prevenção de doenças como as citadas acontece, principalmente, devido às propriedades antioxidantes do café.

Fonte: Shutterstock

Super Café Bulletpower 

Quando for consumir café para obter todos os benefícios citados acima, saiba que vale a pena investir em um café de qualidade que mantenha as propriedades nutricionais do grão do café. O Super Café Bulletpower (Sachê) é um produto exclusivo no mercado, mas você sabe o que o diferencia dos outros cafés? 

Café 100% Arábica: o café solúvel presente em nosso sachê é 100% Arábica, produzido na região Alta Mogiana. Como citamos anteriormente, na indústria do café, são utilizadas basicamente duas espécies de planta: arábica e robusta. A espécie arábica é responsável pela produção dos melhores tipos de cafés, com aroma e sabor deliciosos. 

Torra média: geralmente, os grãos de café existentes no mercado são excessivamente torrados para tentar acabar com os fungos e toxinas, esse processo faz com que os grãos sejam queimados e o gosto do café fique forte. A torra média do Super Café Bulletpower junto ao processo de lavagem pelo qual os grãos passam, fazem com que todos os fungos e toxinas sejam eliminados. Além disso, a torra média deixa o café com um sabor mais suave e uma cor mais clara, o que também significa  que os nutrientes e antioxidantes estão em maior quantidade que em outros cafés, pois a torra média permitiu uma maior conservação das características nutricionais originais. 

Mistura extraordinária: além  do café solúvel presente no sachê, o óleo de coco, a manteiga ghee e a fibra de milho promitor também compõem a mistura através da liofilização – processo térmico no qual o produto líquido passa para o estado sólido sem perda de nutrientes. A mistura de todos esses ingredientes é poderosa e proporciona um ganho de energia enorme, potencializa a atividade cerebral, prolonga a sensação de saciedade e  melhora o funcionamento intestinal.

Portanto, invista em um café que lhe garantirá energia, saúde, qualidade de vida, disposição, clareza mental e alta performance no dia a dia. 

FONTES:

Atualização terapêutica sobre a cafeína: Efeitos benéficos e colaterais.

Influência de extratos de café submetidos a diferentes níveis de torra em linhagem celular

humana de adenocarcinoma de próstata.