Bebidas para combater a insônia

02/04/2020 4 min de leitura

Dormir bem é uma necessidade básica. O sono regula os hormônios, diminui o estresse, aumenta a disposição, regula o apetite, faz bem para a pele e para o humor e previne doenças.

Se você tem dificuldades para dormir, deixaremos aqui algumas receitas bem simples de bebidas para você utilizar quando a insônia chegar. No entanto, se essa for uma condição muito recorrente em sua vida, é necessário que você consulte um médico especializado para investigar as causas do problema.

ATENÇÃO! Grávidas, hipertensos e pessoas com sensibilidade aos ingredientes precisam consultar um médico caso queiram consumir os chás. Alguns deles têm propriedades muito fortes e não são indicados para todas as pessoas.

Chás para combater a insônia

Uma observação inicial: chás de folhas e  flores (flor de chá verde, camomila, hibisco e erva doce) devem ser feitos por infusão. Infusão é mergulhar  o ingrediente em água fervente e deixar ali por um tempo, para só depois consumir o líquido.

Já os chás de raízes (valeriana, mulungu, gengibre, canela e anis estrelado) devem ser feitos por decocção. O processo de decocção consiste em misturar o ingrediente à água e deixar fervendo por um certo tempo.

Fonte: Shutterstock

Chá de camomila

A camomila é uma planta que contém flavonoides, composto que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, e atua no sistema nervoso, diminuindo a ansiedade  e deixando a pessoa mais calma.

Ingredientes:
2 colheres(sopa) de camomila
300ml de água

Modo de preparo:
Aqueça a água, até formar as primeiras bolhinhas e desligue o fogo. Acrescente a camomila na água, tampe a panela e deixe ali por cinco minutos. Depois coe e beba seu chá.


Chá de passiflora

Passiflora é nada mais nada menos que a flor do maracujá. A passiflora tem propriedades anti-inflamatória, antibacteriana, relaxante, calmante e ainda estimula a produção de serotonina, aumentando a sensação de bem-estar.

Para a preparação do chá, podemos utilizar folhas, flores e caules da passiflora.

Ingredientes:
2 colheres(chá) de passiflora seca
200ml de água

Modo de preparo:
Aqueça a água, até formar as primeiras bolhinhas e desligue o fogo. Acrescente a passiflora na água, tampe a panela e deixe ali por cinco minutos. Depois coe e beba. Você pode tomar a mistura até três vezes por dia.

Chá de valeriana

A valeriana é uma planta medicinal e suas propriedades se encontram na raiz. O chá dessa planta é uma das fortes opções no combate à insônia pois ela atua diminuindo o estresse e ansiedade, melhorando assim o momento de descanso.

Ingredientes:
10g de valeriana
500ml de água.

Modo de preparo: 
Coloque a valeriana e a água em uma panela e deixe ferver por 10 minutos. Depois disso, desligue o fogo e deixe repousar por cinco minutos. Coe  e beba. A ingestão do chá deve ser feita até 30 minutos antes de dormir.

Chá de mulungu

O mulungu é uma planta medicinal e seu poder se encontra em sua casca. Suas sementes não devem, de forma nenhuma, ser utilizadas. A planta possui ação calmante, relaxante e sedativa, sendo muito utilizada para o combate ao estresse, ansiedade e insônia.

Ingredientes:
4g de casca de Mulungu ou 1 colher de chá 
1 xícara de água fervente

Modo de preparo:
Coloque a casca de mulungu na água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e beba o chá ainda morno.Você pode consumi-lo até três vezes ao dia. Evite tomá-lo por mais de três dias seguidos, pois seu uso excessivo pode provocar leve paralisia muscular. 

Opções para quem não gosta de chás

Suco de maracujá

O fruto do maracujá não possui grandes quantidades de passiflora (folha do maracujá), no entanto, ainda assim o suco do fruto contém propriedades relaxantes e calmantes.

Ingredientes:
1 maracujá
200ml de água
Mel ou adoçante natural

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata por dois minutos, coe e tome em seguida.

Leite

O leite também é uma opção para momentos de insônia. A bebida contém triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina – hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ou seja, você estará mais relaxado e leve na hora de dormir.

Sendo assim, vale a pena tomar um copo de leite, quente ou frio, momentos antes de dormir. Mas atenção, dê preferência aos desnatados e evite o consumo em excesso.

Suco de cereja

Estudos realizados nos Estados Unidos mostraram que a cereja possui grandes concentrações de melatonina – hormônio do sono. Por isso, o consumo do suco de cereja mostra-se como um aliado quando o assunto é insônia.

Ingredientes:
200g de cereja sem caroço
200ml de água
Adoçante
Cubos de gelo

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. Para o combate à insônia, você pode tomar a mistura até duas vezes por dia.

Fonte: Shutterstock

Potencialize o efeito da sua bebida

Crie um ritual quando for beber/preparar a sua bebida!

Você vai tomar sua bebida relaxante, muito provavelmente, pouco tempo antes de dormir, então, aproveite para fazer desse um momento de muita paz e tranquilidade. 

Tome um banho, vista uma roupa confortável para dormir, coloque uma música ambiente calma e vá desligando as luzes da casa. Quando for, de fato, ingerir a bebida, respire fundo, sinta o aroma e a temperatura, beba aos poucos, percebendo cada gole, vá esvaziando seus pensamentos ou pensando somente em coisas boas. 

Depois, vá para o quarto, desligue aparelhos eletrônicos, tente deixar a temperatura agradável e, mais uma vez, pense somente em coisas boas e durma.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a ter uma boa noite de sono!

Fontes:

Portal Tua Saúde
Portal Minha Vida
Portal UOL
Portal Vix