A importância de uma alimentação saudável para a produtividade diária

01/07/2019 3 min de leitura

Sem foco ou energia para concentrar-se nas suas atividades diárias? Talvez, parte do problema se concentre na falta de uma alimentação saudável na sua rotina. Afinal de contas, muitos nutrientes agregam à sua produtividade, permitindo que você espante o cansaço cotidiano com mais sabor no seu dia a dia.

Para saber como agregar mais disposição física à sua rotina, acompanhe-nos ao longo desta leitura. Aqui, você vai entender os malefícios de alguns tipos de alimentos — como os processados — na sua produtividade, e quais alimentos inserir no seu cotidiano para ter muito mais disposição. Confira!

A importância da alimentação saudável na sua produtividade

Já ouviu a expressão “nós somos o que comemos” ? Pois então, há muita verdade na afirmação, já que tudo aquilo que consumimos se converte em nutrientes que vão afetar — positiva ou negativamente — a nossa qualidade de vida e a nossa disposição física.

Quer alguns exemplos disso? Os já citados processados, bem como alimentos muito gordurosos e as frituras demoram para serem digeridos pelo organismo. Por consequência, isso faz o corpo trabalhar vagarosamente, o que influencia na sua produtividade.

Daí, a importância em saber identificar quais ingredientes causam esse desconforto para aprender a equilibrar as suas refeições, sem perder os nutrientes e, tampouco, o sabor de suas receitas favoritas.

Os grandes erros na composição de uma alimentação saudável

Existem diversos elementos a serem considerados para que você tenha mais foco e energia no dia a dia. E não se preocupe: não é nada desafiador. Especialmente, porque são mudanças de hábito, o que torna todo o processo mais fácil de assimilar ao longo do tempo. Confira o que pode ajudar você a ter mais disposição física dentro de uma alimentação saudável!

Café da manhã

Uma boa alimentação saudável começa cedo, e você pode fazer a diferença se não pular o café da manhã e agregar alguns dos ingredientes abaixo na refeição:

  • café — sem açúcar, de preferência;
  • proteínas de boa qualidade, como ovos ou whey protein;
  • gorduras boas, como o abacate;
  • TCM;
  • manteiga ghee;
  • oleaginosas — são alimentos que conferem saciedade rapidamente, e ainda mantêm a glicemia estável, evitando picos constantes de fome.

Viu como existem boas e saborosas opções para começar o dia com mais disposição física para promover a produtividade?

Almoço

Quem sabota o almoço corre sério risco de passar o resto da tarde com sono e um interminável cansaço. Opte, nessa refeição, por uma alimentação saudável e rica em saladas, verduras e ingredientes que gerem energia para o corpo.

Doces

À tarde, o desejo por algo adocicado pode ser enorme, mas o excesso é prejudicial para a sua saúde e, também, para a sua disposição física e produtividade.

Isso porque quando você consome mais açúcar do que o necessário, o corpo pode ser acometido por uma incontrolável sonolência. O motivo para isso é o fato de que o metabolismo do açúcar é mais lento e, durante esse processo, a substância inibe a orexina (uma das responsáveis por nos manter acordados). Assim, o sono se instaura.

Os benefícios de uma alimentação equilibrada

Encontrar o equilíbrio nos nutrientes do dia a dia pode agregar muita disposição física e produtividade para encarar a rotina. Complementarmente, com os nutrientes certos, você adquire outros benefícios, como a melhora na concentração e também na memória, além de mais resistência no sistema imunológico.

Agora, para reforçar esses benefícios e, ainda, ajudar você a se orientar nos primeiros passos da transição para uma alimentação saudável, reunimos algumas dicas finais:

  • Invista em frutas e verduras da época nas suas refeições;
  • Tenha uma base estrutural de alimentação baseada em bons carboidratos, como aqueles já citados anteriormente;
  • Modere no consumo de sal e condimentos industrializados;
  • Beba bastante água para evitar as dores de cabeça decorrentes da desidratação;
  • Evite salgadinhos, biscoitos e bolos pois eles só têm energia de imediato, também chamados de calorias vazias, e impactam na geração da mesma ao longo do dia;
  • Foque em alimentos que ajudam na concentração e disposição, como peixes, frutos do mar, ovos, e gorduras boas.

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