O Covid-19 e a importância de fortalecer a imunidade

20/03/2020 5 min de leitura

São tempos de cuidado com a imunidade! É de conhecimento comum a propagação do Covid-19 (Coronavírus). No momento em que esse texto está sendo postado, já são mais de 600 casos da doença confirmados no Brasil e mais de 200 mil pessoas contaminadas no mundo todo.

Assim como outros vírus, o Covid-19 tem a tendência de se instalar em corpos imunologicamente frágeis, por isso o cuidado com esse aspecto da saúde se faz tão necessário nesse momento.

A imunidade é a ferramenta que o corpo usa para nos defender de elementos invasores, tais como bactérias, fungos, vírus e qualquer tipo de doença oportunista. Se você está frequentemente espirrando, tossindo, com coriza, dores de cabeça, unhas fracas ou cabelo caindo, isso pode significar que você está com a imunidade baixa e/ou deficiências nutricionais, e isso requer a sua total atenção.

Existem algumas formas de fortalecer a sua imunidade no dia a dia para evitar cuidar do corpo somente quando a doença chegar. Aqui vão algumas dicas para fortalecer a sua imunidade diariamente:

Alimentação de qualidade

Você precisa tomar cuidado com a sua alimentação! Isso é fato. É importante prestar atenção na qualidade do alimento que consome e na cartela de nutrientes que está em sua alimentação diária. 

Alimentos bons para fortalecer a imunidade são, principalmente, aqueles que possuem antioxidantes e são anti-inflamatórios, antifúngicos e antimicrobianos. Portanto, foque nas seguintes fontes:

Vitamina A: espinafre, cenoura, mamão, manga, fígado, gema de ovo.

Vitamina D: carnes, peixes, frutos do mar (salmão, sardinha, marisco),ovo, leite, fígado e queijos.

Vitamina E: manga, mamão, kiwi, abacate e oleaginosas (castanhas, amendoim, semente de abóbora).

Vitamina K: presente em vegetais verde-escuros e também na ameixa, tomate e kiwi.

Frutas cítricas:  laranja, limão, abacaxi, morango, acerola, além de rúcula, espinafre e brócolis são grandes fontes de vitamina C e antioxidantes. Tudo isso aumenta a resistência do organismo.

Iogurtes: fonte de bactérias boas para a flora intestinal, os chamados probióticos. Essas bactérias combatem as bactérias ruins presentes no intestino, fortalecendo nossa imunidade e melhorando a absorção de bons nutrientes por parte do organismo.

Alimentos anti-inflamatórios e antivirais : alho, cebola, gengibre, canela e açafrão.

Fonte: Shutterstock

Hidratação

Você tem ideia da proporção de água que existe em nossos tecidos cerebrais? A resposta é: 75%. A água é essencial para o funcionamento ideal do organismo e para te manter hidratado, melhorar a resistência física e limpar as impureza do organismo.

Muito se fala sobre beber 2 litros de água por dia, mas o correto mesmo é fazer o cálculo por uma regrinha simples: de 30 a 45 ml de água em média, para cada quilo de peso. Por exemplo, uma pessoa de 50 quilos deve beber entre 1,5 L a 2,25 L por dia.

Além da água em si, você pode adquirir a quantidade ideal em sucos, isotônicos e alimentos. Alguns alimentos ricos em água são: melancia, tomate,  cenoura, rabanete, melão, abacaxi, morango e goiaba.

Shot da imunidade

Se você quer se fortalecer todos os dias de maneira simples e com ingredientes que, em sua maioria, você encontra em casa, utilize-se desse shot de imunidade e tenha ganhos maravilhosos.

Ingredientes:
50ml de água (2 a 3 dedos de água)
1 limão pequeno
10 a 20 gotas de extrato de própolis alcóolico (se você é idoso, criança ou gestante, utilize o extrato aquoso)
1 colher (chá) de cúrcuma ou açafrão
1 colher (cafezinho) de canela em pó
1 colher (chá) de glutamina em pó (opcional)

Modo de preparo:
Misturar tudo e ingerir em seguida.

A mistura aumenta a imunidade pois os ingredientes possuem potencial antibacteriano e antifúngico.

Suplementação alimentar

A suplementação alimentar é um complemento à sua alimentação diária. Este recurso se torna essencial quando a alimentação não consegue suprir as necessidades diárias de certos nutrientes. Esse cenário pode ocorrer no caso das dietas restritivas ou de doenças que necessitam de um aporte maior de determinado nutriente, tal como a anemia, que torna necessário um maior aporte de ferro pelo organismo.

Os suplementos alimentares são produtos que contém quantidades concentradas de vitaminas, minerais, proteínas e diversos outros nutrientes e substâncias. Eles podem vir em forma de cápsulas, tabletes, líquidos e também de alimentos.

Pensando na necessidade de suplementação que você talvez tenha no dia a dia, nós desenvolvemos um suplemento polivitamínico composto pelas vitaminas lipossolúveis A, D e K, associadas ao óleo de abacate. O MULT ADK é poderoso para a construção de um sistema imunológico eficiente.

As vitaminas lipossolúveis são aquelas que precisam estar na presença de gorduras para serem absorvidas de maneira correta, e esse é o caso das vitaminas A, D e K. Por isso, utilizamos o óleo de abacate como veículo oleoso que possibilitará a absorção das vitaminas.

A Vitamina A é um poderoso antioxidante e um nutriente importantíssimo para o corpo humano, pois ela atua na melhora da imunidade, da saúde ocular, pele, unhas, combate aos radicais livres e prevenção de doenças.

Já a Vitamina D tem como principal função facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes. Ela age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.

Algumas das principais funções da Vitamina D são: prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla; aumentar a produção de músculos; fortalecer o sistema imunológico; melhorar a saúde cardiovascular e prevenir o envelhecimento precoce.

As vitaminas da família K presentes no MULT ADK são a K1 e K2. Os principais benefícios da Vitamina K são: auxílio no processo de coagulação sanguínea e melhora da saúde dos ossos através da fixação do cálcio nos ossos. 

Em resumo, o MULT ADK é uma opção extraordinária para fazer a suplementação de maneira eficiente. Os benefícios são inúmeros:

fortalecimento do sistema imunológico;

melhora da saúde ocular, ossos, pele, cabelo e unhas;

combate aos radicais livres;

previne o envelhecimento precoce;

prevenção de doenças.

Não há restrições para o consumo desse suplemento, a única ressalva é se o consumidor tiver sensibilidade a algum ingrediente do produto. O MULT ADK pode ser consumido por homens e mulheres na prevenção e/ou tratamento das deficiências das vitaminas.Ele é considerado um complemento da alimentação, a fim de garantir saúde e qualidade de vida em homens e mulheres.

O melhor horário para tomá-lo é  pela manhã e início da tarde, junto com as refeições ou entre elas. Evite tomá-lo à noite, ele pode competir com o hormônio do sono, a melatonina, e prejudicar o seu momento de descanso.  

Dica de ouro: para potencializar ainda mais a sua imunidade, você pode, por exemplo, unir o shot da imunidade matinal com uma cápsula de Mult ADK. Isso deixará seu sistema imunológico fortalecidíssimo.

Todas essas simples ações diárias farão com que você diminua as probabilidades de tratar doenças, afinal, você estará construindo barreiras de defesa em seu corpo. Como citamos no início do texto, um exemplo da importância da imunização eficiente é a aparição mundial do Covid-19 (coronavírus). Portanto, previna-se, busque fortalecer seu sistema imunológico todos os dias, evite cuidar do seu corpo somente quando a doença chegar.